quarta-feira, 14 de maio de 2008

DIÁRIOS MATEMÁTICOS E MAPA CONCEITUAIS

Com um único instrumento de avaliação como a prova, dificilmente o professor contribuirá para aprendizagem de seus alunos, podendo ainda fazer um trabalho contrário, desvirtuando a função avaliativa desse instrumento já há muito criticado, mas que ainda serve como crivo seletivo da sociedade por se apostar no seu poder competitivo, classificatório e inculcador da ideologia dominante de uma sociedade de classe, que pela nota separa os grupos que devem contribuir de forma mais efetiva para a sua organização e desenvolvimento, que usufruirão, por conseqüência, de todos os benefícios que a escolaridade pode dar ao indivíduo.

O aluno no processo de avaliação deve ser instigado a pensar sobre o seu processo de aprendizagem, sobre aquilo que aprendeu e sobre o que não aprendeu também. Os mapas conceituais e diários matemáticos podem ajudá-lo a construir uma síntese sobre o conteúdo apresentado pelo professor que pode ser de forma problematizadora, apostando nos conhecimentos que ele pode já ter adquirido ou que deve adquirir para avançar no seu estudo.

Imagem extraída do site de Tiago Costa Maciel (meu filho) In: http://fotolog.terra.com.br/tiagomaci:1

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